CPF na nota fiscal é um assunto que levanta dúvidas. Entenda por que é importante pedir identificação na nota e se colocar CPF na nota aumenta o Score.
CPF na nota aumenta o Score? A resposta é clara: não.
Ter o número do CPF na nota fiscal não influencia a pontuação do Score. Este usa outras informações relevantes para a análise de crédito, como dívidas negativadas, consultas ao CPF feitas por terceiros, contratos e pagamentos de crédito.
Então, se não interfere na pontuação de crédito, vale a pena informar o CPF na nota fiscal?
A resposta, nesse caso, é sim. Ao informar ao Estado os movimentos de caixa de compra e venda, o consumidor permite melhorar a fiscalização dos órgãos públicos para evitar sonegação fiscal.
A comprovação da compra aumenta a arrecadação e auxilia a identificação de possíveis irregularidades fiscais por parte dos estabelecimentos comerciais. Além disso, há benefícios para quem pede nota.
Os governos estaduais geram o cálculo do imposto sobre a circulação das mercadorias, por isso é importante conhecer no detalhe as atividades. Muitos governos mantêm um programa de acumulação de créditos para quem tem o hábito de pedir nota fiscal.
Os créditos podem ser utilizados para abatimento de impostos, como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) ou ser convertidos em dinheiro de volta. Ainda assim, a nota não tem relação direta com a pontuação do Score.
Outra vantagem é que, ao informar o CPF na nota fiscal, o consumidor tem mais segurança em caso de problemas com o produto ou serviço adquirido, pois a identificação do comprador fica registrada no sistema da empresa, facilitando eventuais processos de troca ou devolução.
Para cadastrar o CPF na nota fiscal, siga os seguintes passos:
- Verifique se a empresa em que você está realizando a compra oferece a opção de inclusão do CPF na nota fiscal;
- No momento da compra, informe ao atendente que deseja cadastrar o CPF na nota fiscal;
- Forneça seu CPF e aguarde a emissão da nota fiscal com seu número de CPF.
Caso a empresa não ofereça a opção de cadastramento do CPF na nota fiscal no momento da compra, verifique se é possível incluir o CPF posteriormente pelo site da Secretaria da Fazenda do seu estado ou por meio de aplicativos específicos de programas de incentivo.
Cada estado tem suas próprias regras e programas de incentivo, por isso é importante consultar as informações específicas da região em que você reside.
Para saber mais como aumentar sua pontuação do Score, confere nosso material no Instagram daumbizuu !
Fonte: Serasa Experian e Receita Federal
Gostou do conteúdo?
Compartilhe-o com amigos e familiares!
E para ter mais dicas que descomplicam sua vida, cuidam de você e do seu dinheiro além de melhorar seu acesso a informações, inscreva-se no nosso canal do YouTube e acompanhe nosso instagram @daumbizuu!