Compras de Natal: dicas para economizar

É possível curtir o Natal sem se endividar. 

As compras de Natal fazem com que dezembro seja um mês atípico no orçamento doméstico. Assim, é preciso planejamento para não se exceder nos gastos.

Mas, os gastos nesta época vão além dos presentes. Decoração e ingredientes da ceia em família também precisam ser considerados na conta do mês. Com planejamento e organização, é possível celebrar o Natal com tudo que se tem direito (presentes, casa enfeitada e mesa farta) sem comprometer as finanças.

Lista de compras de Natal: ferramenta de organização e economia

Fazer lista de compras para o Natal é uma excelente forma de manter a organização do orçamento e não gastar mais que o necessário.

Uma possibilidade é dividir as compras em três categorias e fazer uma lista para cada:

  • A primeira lista é da decoração, que inclui a árvore de Natal e os enfeites natalinos.
  • A segunda é a da ceia de Natal, contemplando tudo que será preciso para o jantar do dia 24 e o almoço do dia 25 de dezembro.
  • A terceira é a lista dos presentes, para definir as pessoas que serão presenteadas, o valor disponível e as ideias de compras.

Lista 1: Como economizar ao comprar árvore de Natal e enfeites?

Para economizar sem deixar de decorar a casa para a data, vale a pena fazer uma lista com todos os itens necessários e definir preferências:

  • Árvore de Natal: sintética ou natural? Pequena, média ou grande?
  • Há opções para todos os bolsos, e as árvores plantadas em vasos saem mais em conta que as sintéticas. Mas o tamanho também impacta no preço – se o orçamento estiver apertado, escolha uma árvore menor.

Em geral, lojas de variedades (as antigas lojinhas de R$1,99) oferecem artigos natalinos mais em conta. Na internet também é possível encontrar opções de árvores com desconto.

  • Enfeites: de tecido, de plástico, personalizados?
  • Avalie o que é mais apropriado para a família. Se há crianças ou animais em casa, talvez enfeites de tecido e laços de fita sejam opções mais seguras, já que não quebram.

Assim como na escolha da árvore, existem decorações de todos os preços. Lojas populares oferecem kits com um bom custo-benefício. Também é possível criar em casa (há tutoriais na internet que ensinam o passo a passo de enfeites baratos e práticos).

  • Decoração da casa e da ceia: minimalista ou completa?
  • Luzes, capas de almofadas, pratos, toalhas, velas, canecas. Há uma infinidade de possibilidades quando o assunto é decoração de Natal. O mais importante é avaliar se todos esses itens temáticos são realmente necessários.

Às vezes vale mais a pena investir em uma toalha de mesa lisa, por exemplo, que poderá ser usada em outras ocasiões ao longo do ano. Com uma pequena renovação, é possível ainda reaproveitar decorações de outros natais. Antes de comprar itens novos, considere também que todos esses produtos temáticos precisarão de espaço para ser armazenados até o próximo ano.

Lista 2: O que comprar para ceia de Natal?

Para a ceia do dia 24 de dezembro e o almoço do dia seguinte, é possível servir com fartura, mas sem desperdícios – exagerar na quantidade é bastante comum.

  • Calcule antes
  • A primeira dica é contabilizar quantos convidados participarão do evento e comprar somente o necessário. Preparar comida demais pode até representar um risco para a saúde se ela não for bem armazenada (por falta de espaço na geladeira, por exemplo).

De acordo com o site Panelinha, da culinarista Rita Lobo, uma ave assada de dois quilos pode servir até seis pessoas. Se houver aperitivos antes da ceia, os pratos principais rendem ainda mais.

  • Faça as compras com tempo

Defina o cardápio com antecedência e liste todos os itens e quantidades necessários. Fazer as compras com calma permite procurar promoções e ter tempo para mudar de planos, caso os itens estejam muito caros. Com criatividade, é possível trocar o peru pelo frango, as castanhas pelo amendoim e as cerejas por frutas da estação.

  • Divida os custos

Considere também dividir a conta com os outros participantes da ceia ou pedir que cada um traga um prato.

Lista 3: Como comprar presentes sem gastar muito?

Organização e planejamento são indispensáveis para presentear sem prejudicar o orçamento:

  • Defina os presentes e os presenteados

O primeiro passo é fazer uma lista das pessoas que serão presenteadas e definir o quanto vai gastar. Outra possibilidade é criar presentes manualmente, caso tenha tempo para se dedicar a alguma atividade manual.

  • Pesquise antes de comprar

Pesquise e busque os melhores descontos. Na internet normalmente os preços são melhores, por isso é importante comprar com antecedência. No entanto, em lojas físicas é possível negociar bons descontos no pagamento em dinheiro à vista ou no Pix.

  • Poupe o décimo terceiro

Estabeleça um orçamento máximo e não gaste todo o décimo terceiro nas compras.

Lembre-se que a partir de janeiro começam os pagamentos de matrícula escolar, IPTU e IPVA.

Te ajudei?

Através da Educação Financeira resolvemos todos seus problemas!

Acompanhe também nossas redes: Site: innovadonna.com.br Instagram / YouTube: @daumbizuu

Compartilhe com seus amigos!

Precisa de ajuda?