O final do ano é o melhor período do ano para muitos. Afinal, o mês de dezembro é cercado de feriados, a esperança de um próximo ano melhor que este, reunião de família e amigos e é também quando ocorre a troca de presentes de Natal.
Ultimamente, a situação financeira de muita gente ficou muito apertada. Mas saiba que é possível continuar com a tradição dos presentes, sem deixar de economizar.
Dá um Bizuu no material que separamos para que você curta o Natal com amor, carinho e economia!
Defina valores e quantidade de presentes
Antes de mais nada, é importante separar quantas pessoas você quer presentear e o quanto pretende gastar com cada pessoa. Essa é uma fase importante porque você saberá exatamente o quanto e com que vai gastar.
Lembre que mesmo que você queira presentear todo mundo, é importante não extrapolar o orçamento para que seu 2024 não comece cheio de dívidas, então, sempre que possível, aposte nas famosas “lembrancinhas” – que são presentes mais baratos, só para não deixar passar em branco.
Pesquise os preços
Depois de analisar quem vai ganhar e o quanto pretende gastar com cada presente de Natal, comece pesquisar os preços. Atualmente, existem ferramentas de monitoramento de preço para te auxiliar a encontrar os menores preços.
Além disso, vale a pena procurar na internet também se não existe uma maneira de dar aquele presente de outra forma, como por exemplo, faça você mesmo. Esses detalhes vão garantir que seu presente será ainda mais especial porque ele foi feito por você.
Pague em dinheiro
Separe uma parte do seu décimo terceiro para investir em pagamentos à vista nos presentes de Natal. Isso porque, muitas lojas concedem desconto para esse tipo de pagamento além de evitar começar o próximo ano com dívidas.
Deixe pra comprar depois do Natal
Sabe aquele parente ou amigo que não acredita mais em Papai Noel?
Ele pode esperar mais uma semana para ganhar o seu presente.
Não é vergonha deixar os presentes para depois das datas comemorativas. Isso porque, após as festas de fim de ano, os comércios fazem as famosas promoções, diminuindo os valores pela metade.
Por fim, vale lembrar que caso a sua situação esteja realmente apertada, não existem motivos para se preocupar com presentes.
O Natal é um momento em que prevalece a união, ou seja, aqueles que estiveram com você.
Gostou do conteúdo?
Compartilhe-o com amigos e familiares!
E para ter mais dicas que descomplicam sua vida, cuidam de você e do seu dinheiro além de melhorar seu acesso a informações, inscreva-se no nosso canal do YouTube e acompanhe nosso instagram @daumbizuu!