Saiba como é o procedimento que utiliza Certificação Digital dispensa ida ao cartório, com maior segurança e praticidade.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) regulamentou o registro eletrônico de imóveis no Brasil e entrou em vigor em 2020.
O CNJ atendeu a um pedido do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (Irib), para melhorar a eficiência na gestão de imóveis. Com a criação do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI), gerenciado pelo Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico (ONR).
O ONR fornece aos agentes de registro imobiliário e usuários os mecanismos para gerar dígitos de verificação e de autenticação para verificar a validade dos documentos.
A documentação eletrônica deve ser assinada usando a Certificação Digital padrão ICP-Brasil, o que permite maior proteção e segurança dos dados.
Agora é possível encontrar todas as informações e funcionalidades em uma única plataforma, o que reduz muito a burocracia para comprar e registrar uma propriedade.
Em resumo, para executar o procedimento de registro totalmente on-line no SREI, o usuário deve usar o Certificado Digital.
Seja para Pessoas Físicas (e-CPF), ou, no caso de representante do comprador, e-CNPJ.
A Certificação Digital é um instrumento moderno e seguro de realização de transações on-line, podendo ser utilizado, também, para facilitar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física ou para acesso a processos no caso de advogados, por exemplo.
Fonte: Serasa Experian
Quer saber mais? Dá um Bizuu!
Gostou do conteúdo?
Compartilhe-o com amigos e familiares!
E para ter mais dicas que descomplicam sua vida, cuidam de você e do seu dinheiro além de melhorar seu acesso a informações, inscreva-se no nosso canal do YouTube e acompanhe nosso instagram @daumbizuu!